sexta-feira, 27 de julho de 2012

Rezar ou orar?





É certo que entre os cristãos brasileiros há uma significante diferença no modo em que as religiões falam com Deus. Os católicos são conhecidos por rezar, e os evangélicos são conhecidos por orar, além dos budistas e outras ceitas. 


Então qual a diferença? A diferença esta na palavra e seu significado. O verbo rezar vem do latim recitare (que significa "recitar", como "recitar uma oração" ou "recitar uma súplica"), enquanto orar vem do latim orare (que significa simplesmente "falar", um orador é aquele que fala a todos). No entanto, apesar dessas diferenças em suas origens, rezar e orar tomaram o mesmo significado com o passar do tempo. Em inglês, por exemplo, o verbo to pray é usada para as duas coisas, orar e rezar. Em italiano, usa-se pregare que significa suplicar.


Logo sendo, rezar é recitar, ou repetir e orar é falar, conversar. Mas o que a bíblia fala sobre isso? Qual palavra a bíblia usa?


Em Mateus 6.5-6 Jesus fala: "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará."


A bíblia usa a palavra  "proséu che" neste caso, no grego quer dizer oração, prece. Então desta forma Jesus nos ensina que devemos orar, ou seja, falar com Deus. A oração é fundamental na vida de todo cristão. 


Jesus no verso 7 do mesmo capítulo adverte as pessoas que costumam rezar, ou seja, ficar repetindo orações achando desta forma que Deus irá ouvi-las: 


"E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. " Mateus 6.7 


Pagãos eram as pessoas que costumavam realizar este tipo de precação. Porém Jesus ensina que este é um tipo de comportamento do qual Deus não dá ouvidos. Deus é um ser relacional que fala e interage com as pessoas. Não é um ser que gosta de ouvir repetidas e repetidas palavras sem criatividade. A famosa oração "Pai Nosso", é um modelo qual, cujo Jesus deixou-nos para que seguíssemos que começa com a glorificação do Pai, entrega a vontade soberana de Deus, necessidade material e arrependimento. Um modelo que precisamos seguir.


Portanto oração é o modo mais correto de se falar com Deus...