sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Incapacidade dos Pais



Este final de semana após realizar o culto em nossa igreja, fomos para a casa do meu pai, minha esposa e eu. Fazia um ano que eu não o via. Foi um tempo muito gostoso, pena que não posso ver ele todos os dias. Meu pai como sempre muito solícito e atencioso, me ensinou a arte de cultivar "bonsai", conversamos, rimos e passeamos juntos. Infelizmente tive que retornar para minha cidade. Este tempo me fez pensar na atualidade e como os pais consideram os seus filhos.

A pergunta para o dia dos pais não é: filho você ama seu pai? E sim: Pai, como você trata o seu filho? Falo isso pensando na parábola de Lucas 15 do Filho Pródigo, que deveria se chamar em nossos tempos de Pai Pródigo. Pais incapazes de receberem seus filhos. Pais sem estrutura e sem moral para dialogar com seus filhos.

O desinteresse da juventude por estudar, brincar ou mesmo se relacionar com pessoas se dá não em total pelo avanço da tecnologia, mas sim, do relacionamento entre filhos e pais. A tecnologia, tomando como exemplo o "Facebook", é uma válvula de escape da sociedade juvenil para não querer se relacionar com seus pais ou com pessoas intimamente.

A válvula de escape dos pais antigamente foi trabalhar para sustentar a família. A juventude absorveu muito esse pensamento e ela faz a mesma coisa hoje em dia, o que mudou foi a forma dessa "válvula" não a essência. Acho que se todo pai devotasse um tempo de qualidade ao seu filho, ele absorveria da mesma forma esse essência.

De quem é a culpa do filho não sair da frente do computador? De quem é a culpa do filho roubar, usar drogas? Do pai que não sabe ser pai. Esse pai quer ser um amigo do filho ou muitas vezes conivente com o erro dos filhos. Sem ser radical adicionamos aí uma pitada da sociedade claro, pois somos seres sociais, mas, como diria a velha frase: a educação vem de berço.

Se alguém começou errando foram os pais que não tiveram estrutura para serem pais. Nossa sociedade precisa de pais conscientes e não excludentes ou coniventes com o conceito de nossa sociedade atual. Pais erram por não conhecerem, e não conhecem por terem medo. Precisamos voltar a "antiga verdade" e saber o que Deus pensa sobre os pais. Colossenses 3. 18-25 fala sobre a responsabilidade social e como os pais não devem irritar aos seus filhos. Sabedoria para educar os filhos não é com agressividade e sim com instrução.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando crescer não se desviará dele". Provérbios 22.6. A educação precisa partir dos pais. Pais precisam saber como educar seus filhos a partir da bíblia. Pais precisam orar pelos seus filhos, é dever de cada pai fazer isso.


Pai, aprenda a ser pai a luz da bíblia.