terça-feira, 20 de novembro de 2012

Amazing Grace



Hoje se comemora o dai da "Consciência Negra". E pensando neste assunto me lembrei do livro que eu li em 2010 e até hoje está em minha pequena biblioteca: Maravilhosa Graça na vida de William Wilberforce (1759- 1883).

"Muitos reconhecem o papel que William desempenhou para dar fim à escravidão na Inglaterra, mas poucos tomaram tempo necessário para examinar as crenças e motivações que o impulsionaram durante décadas." John Piper.

Este homem, convertido ao evangelho, e um crente fiel a Deus durante 18 anos lutou como Parlamentar junto ao congresso Britânico contra a escravidão.  "Minha caminhada é de vida pública. Meu negócio está no mundo, e é necessário que eu me misture nas assembleias dos homens ou deixe o cargo que a Providência parece ter-me imposto", escreveu em seu diário, em 1788.


O comércio de escravos foi finalmente abolido em 25 de março de 1806. Quando a lei foi aprovada, todo o Parlamento se pôs de pé e aplaudiu Wilberforce por vários minutos, enquanto ele, já desgastado pelos anos, chorava com o rosto entre as mãos.

Ele continuou a campanha contra a escravidão em todos os territórios britânicos, e o voto crucial da famosa Lei de Emancipação chegou quatro dias antes de sua morte, em 29 de julho de 1833.

Por conta da decisão parlamentar, poderosa como era e não querendo ser lesada em seus interesses, a Grã-Bretanha declarou ao mundo que nem ela nem ninguém mais poderia traficar escravos. Além disso, tornou-se a guardiã dos mares. Logo, Portugal e Bélgica, as duas nações rivais, tiveram também de parar com o tráfico, por força do poderio naval inglês.

Um ano depois da morte de Wilberforce, em julho de 1834, 800 mil escravos, principalmente na Índia Ocidental britânica, foram libertos. Em pouco tempo, a maior parte dos países ocidentais aboliria a escravidão em definitivo.

Filme Legendado

Filme Dublado