sábado, 5 de dezembro de 2015





UMA IGREJA QUE RESPIRA JESUS CRISTO
Parte I (Efésios 1)

Se fechássemos os olhos e respirássemos bem fundo, nos concentrando, poderíamos perceber algumas coisas em nosso corpo. Passando a mão em nossas unhas aprendemos que elas levam seis meses para crescer de uma extremidade a outra, ou seja, a cada seis meses Deus te dá unhas novas. Temos entre 4 a 7 litros de sangue em nosso corpo sendo bombeados a uma velocidade média de 5 km/h por uma via de mais ou menos 200 mil km de veias e artérias. Esse ar que entra em nossos pulmões são recebidos por 300 milhões de alvéolos capilares para filtrar todo o ar. Respiramos e vivemos. Respire fundo, e tente compreender que eu e você só respiramos porque Jesus o permite.

Precisamos encarar uma verdade, grande parte dos seres humanos é centrada em problemas:

  • Como farei todo o meu trabalho no prazo?
  • Como posso ser um cristão melhor?
  • Como posso ter paz e ser feliz?
  • Por que meu ministério não é mais produtivo?


Resolver isso tudo é bom. E na ânsia de resolver acabamos esgotando nossas forças físicas e emocionais e algumas vezes nos perguntamos: “Por que estou tão envolvido com essas coisas?”. A carta aos Efésios nos ajuda a responder esses questionamentos. Efésios é uma carta menos doutrinária e mais didática. Foi direcionada à uma Igreja que respirava Jesus Cristo. Contudo a carta foi escrita para nós. Elas nos permite enxergar o plano de Deus desde a criação do mundo até a consumação dos séculos. Esta carta nos ajuda a focar única e exclusivamente em Jesus.


1) O PROPÓSITO DE DEUS (Vs. 1-12)

Algumas vezes temos uma relação de amor e ódio com a vontade de Deus. Ao mesmo tempo que queremos conhece-la e obedecer-lha, para estarmos seguramos que estamos fazendo a vontade de Deus, por outro lado temos medo algumas vezes de que a vontade de Deus não seja o que queremos. Um exemplo básico é quando Deus nos pede para procurarmos uma pessoa para pedir perdão.

Em Efésios aprendermos que Deus tem algumas vontade para nós:


  • Nos abençoar (vs. 3)
  • Nos escolher (vs. 3)
  • Nos tornar filhos adotivos (vs. 5) 
  • Nos redimir e nos remir (vs. 7)
  • Nos revelar o mistério que está em Cristo Jesus (vs. 9)



2) UMA IGREJA QUE SENTE ALEGRIA EM ORAR (Vs. 15-23)

Não sei para você, mas para mim orar algumas vezes é mais difícil que empurrar um carrinho de mão sem rodas, no meio do deserto sob um sol de 50º na cabeça. Passei por esta experiência esta semana (23/ nov/2015), onde pela madrugada senti uma forte opressão espiritual que se desenrolou em uma batalha espiritual de três na madrugada. Minha esposa na mesma semana de dia passou pela mesma experiência. Colocamos um objetivo em nossas orações, orar pela Igreja em que pastoreio e por nossas vidas. E temos todos os dias dobrado os joelhos como casal e orado juntos. Mesmo assim esta batalha, esta opressão não nos tira a alegria em orar.

Paulo sentia alegria em orar pela Igreja de Éfeso: “Por isso também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações” (Efésios 1.15-16)

Nos versos 17-18 Paulo ora com fervor pela igreja que ele fundara (Atos 19), e desde a sua partida a cinco anos atrás havia crescido muito. A igreja focou em Jesus e não nos líderes. A igreja havia aumentado a sua fé e aprendido a amar como Jesus. Conhece pessoas que por algum motivo deixam de ir à Igreja? Pessoas que não sabem lidar com o pecado dos outros, e fazem o papel de acusadoras e fofoqueiras? Esse não seria o papel de Jesus e sim do diabo. Jesus perdoaria e convidaria esta pessoa para andar com Ele. Você consegue perdoar 70x7 em um só dia o mesmo erro de uma pessoa só? Jesus sim, e ele te perdoa, e por que você não faz como Ele e se torna parecido com Ele? Ser cristão é isso, ser um pequeno Cristo.

Ore pela igreja de Cristo e pelos indivíduos da sua Igreja. Faça Jesus ser o foco, o centro das suas orações porque Ele é o centro da sua vida e da Igreja, ele é o cabeça da Igreja.



3) OS MEMBROS DESTA IGREJA SÃO BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO (Vs. 13-14)


Um entendimento bíblico de batismo no Espírito Santo está no verso 13. Dons são atributos que ele nos dá depois, mas o batismo é um momento único que acontece no dia que você ouve a pregação da Palavra e crê. É neste momento que Deus sela você com o seu Espírito e então você passa a ser moradia do Senhor.

Em terceiro lugar, quando uma Igreja respira Jesus os membros dessa Igreja são batizados com o Espírito Santo. É o Espírito quem dá os dons para a Igreja. Uma Igreja funcional é uma Igreja que exercita os seus dons, talentos sim, mas os dons do Espírito Santo.

E o mais importante e o verso que me saltou aos olhos. O verso 14: “o qual é o penhor da nossa herança...”. Penhor é uma garantia. Se eu preciso de dinheiro vou ao banco, empresto um valor e deixo como garantia minhas joias, ou um imóvel, enfim, se eu não pagar esses bens pagaram minha dívida. Quando chegarmos ao céus, entraremos nele não porque saudamos nossa dívida, mas porque o nosso penhor é o Espírito Santo, ele é a garantia de que uma herança nos aguarda. Ele é a nossa garantia.

Deus te abençoe e espero que você possa ser uma IGREJA QUE RESPIRA JESUS CRISTO.

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados".
Efésios 5.1