sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Você sabe o que é ser pobre de espírito?




"No reino de Deus não existe sequer um participante que não seja “humilde de espírito”. Essa é a característica fundamental do crente, do cidadão do reino dos céus. Basta-nos examinar a literatura profana . Ali se lê que se alguém quiser vencer neste mundo, então que acredite em si mesmo. Essa é a ideia que governa, de modo absoluto, as vidas dos homens da atualidade. Efetivamente, eu diria que essa é a ideia que está controlando todas as facetas da vida dos que estão fora do cristianismo. 

De acordo com as ideias modernas, qual é, por exemplo, a qualidade essencial de um bom vencedor? É dar a impressão de confiança própria e de segurança pessoal. Se alguém quiser impressionar devidamente a um possível comprador, é dessa maneira que deve agir. Tal conceito é posto em prática em todos os ramos de atividade. Se você quiser obter sucesso em alguma profissão, recomenda-se que dê a impressão de ser um sucesso; assim dando a entender que, realmente, está obtendo maior êxito do que realmente lhe sucede, e as pessoas então comentam: “Esse é o homem a quem devemos consultar”. 

Eis o princípio segundo o qual opera toda a vida moderna – procure expressar-se, acredite em si mesmo, tome consciência das suas capacidades inatas, e deixe que o mundo inteiro as veja e reconheça. Autoconfiança, segurança própria e auto dependência. É fundamentados nessa crença que os homens estão imaginando que poderão fazer o reino de Deus tornar-se uma realidade no mundo. Essa é a mesma base daquele fatal pressuposto que assevera que uma sociedade perfeita poderia ser instalada na terra através de atos do congresso. Por toda a parte manifesta-se essa trágica confiança no poder do conhecimento e da esmerada educação como tais, como se fossem meios de salvação do ser humano, meios capazes de transformá-lo e torna-lo um indivíduo decente."

Martin Lloyd-Jones

"No alfabeto do cristianismo  a humildade é a primeira letra. Devemos começar bem por baixo, se quisermos atingir grandes alturas espirituais."

J.C. Rayle

Ser pobre de espírito não tem a ver com materialismo, e sim com sua vida espiritual  Tem a ver com a soberba que o leva a pensar que muitas vezes você é uma pessoa totalmente dependente. Mas lá no fundo eu e  você precisamos nos prostrar e compreender que Deus é soberano, e que por nós mesmos não somos capazes de nos achegar a Ele e que precisamos Dele.

Esta é a primeira das Bem- aventuranças pregadas por Jesus no sermão do monte descrita em Mateus 5.