quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31 de outubro, dia da Reforma Protestante



Dia 31 de Outubro de 1517, Martin Luther (Martinho Lutero), padre alemão agostiniano, pregou as 95 teses na porta de sua paróquia em Wittenberg contra os comércios de bençãos, vida e morte, enfim, as idulgências que a igreja Católica cometeu até então. A palavra "Reforma", já diz que sua intenção era reformar a própria igreja católica. Mostrar que o papa era humano e não possuía as Chaves do Céu, como se dizia na época. Que a salvação vem pela graça, mediante a fé e não pelas boas obras.

Essa sede de reforma apoderou-se dele quando leu sua Bíblia em Latim e, apaixonado por ela, percebeu o quanto o Cristianismo pregado pela Igreja era diferente do de Cristo. Foi tão forte a impressão que a Palavra deixou em seu coração que, junto a Gutenberg, imprimiu a primeira Bíblia em Alemão, para que o povo tivesse acesso às verdades do Evangelho. A popularidade da Bíblia veio daí, porque muitos outros povos passaram a fazer o mesmo.

Esse ato de Lutero, trouxe a base de toda o Idioma Alemão. Ele organizou a língua e, hoje, a própria Alemanha o reconhece como um pai da sua Língua nativa. Foi excomungado depois de um debate em Leipzig e, mais tarde, veio a se casar com uma freira fugitiva, reformista, Catarina von Bora. Cometeu besteiras também, alguns exageros, como alianças com quem não deveria e, culpou os judeus pelo Sacrifício de Jesus. Todavia nunca foi um perseguidor. Simplesmente, um pensador que ousou expôr seu inconformismo com a injustiça por parte da própria igreja. Hoje, até a igreja católica é diferente em resposta a tudo isso.

Como reflexão, acredito que hoje, o Cristianismo já precisa de novos Luteros. Quantas teses estariam nas portas das nossas igrejas - evangélicas ou não? Nossos corações precisam de pequenos Luterinhos. Quantas teses o Espírito Santo colocaria na porta dos nossos corações?