quarta-feira, 16 de julho de 2014

SEMANA DO AMIGO




Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17.17.

Durante esta semana comemoramos o dia do amigo. Quem são seus amigos? Com quem você se relaciona? Em I Coríontios 15.33, nos fala: "... não se deixem enganar"

Muitas vezes estamos tão envolvidos em meio a amizades, dos mais variados perfis de personalidade, que não fazemos ideia de como essas personalidades diferentes nos influenciam em quem somos, como pensamos e em nossos valores. Paulo aqui nos dá um alerta, NÃO SE DEIXEM ENGANAR. O grande pregador Steven Lawson neste pequeno vídeo nos mostra que nossos melhores amigos deveriam ser aqueles que procuram a santidade.

Parece até pejorativo. Talvez não menos do que a nossa vontade e anseio pelo aceitação. Procuramos nos relacionar com pessoas que nos aceitem com nossos erros e manias. Não há nada contra isso em certo ponto. Mas o padrão bíblico nos ensina que devemos nos exortar uns aos outros quando cometemos erros (I Tessalonicenses 5.11). Quando você busca aquela amizade que vai ser conivente com os seus erros há um grande engano dentro de você. Você não quer ser admoestado, nem replicado pelo seus erros e sim quer ser aceito. Quer que a pessoa diga sim ao seu pecado.

Procure amizades que vão te aproximar de Deus e te afastar do seu pecado. Procure amizades que vão ajudar você a buscar uma pureza espiritual e que irão afastar você da malícia deste mundo. Não estou dizendo que você deve se afastar das demais pessoas, e sim que nós sabemos que "existem amizades e amizades".A Bíblia nos diz que há amigos mais chegados que um irmão: "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão " (Provérbios 18.24).